Mentoria online para redação de patentes realizada pelo INPI

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) está ofertando um serviço gratuito de mentoria para realização de novos pedidos de patentes.

O serviço é disponibilizado de forma remota (online), por meio de reuniões agendadas junto à equipe do INPI, e é realizado por examinadores de patentes do próprio INPI com o objetivo de revisar e dar subsídios na redação do relatório descritivo e das reivindicações, sugerindo alterações e inclusão de informações quando necessárias para o devido depósito do pedido.

A mentoria para os pesquisadores(as) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é realizada com a mediação da Agência UNEB de Inovação (AUI), que após receber a documentação da redação das patentes dos pesquisadores, irá avaliar a necessidade de realizar a mentoria.

A AUI já realizou alguma reuniões com os profissionais Uilson Tanai, Viviane Gomes e Camila Lopes que fazem parte da equipe regional INPI-BA. Por meio deste serviço observou-se que é possível diminuir os riscos de exigências ou indeferimento dos pedidos de patente quando as mesmas forem examinadas pelo INPI.

Tal prática é importante, principalmente, por causa da demora no exame de mérito da patente que dura em média 6 anos e no momento do exame não há possibilidade de acrescentar matéria nova ao texto.

É importante informar que a adesão à mentoria ofertada pelo INPI é opcional. Por isso, faz-se necessária a difusão desta informação para os(as) docentes/pesquisadores(as) da UNEB da existência de tal serviço muito útil para a o processo de redação e registro de suas patentes.

Os interessados deverão procurar a equipe da Agência UNEB de Inovação pelo e-mail: agencia.inovacao@uneb.br para mais informações.