Agência UNEB de Inovação participa do Iº Ecofestival do Café na Serra dos Morgados

Aconteceu nos dias 29 a 30 de junho e 1º a 2 de julho de 2023, o Iº Ecofestival do Café em Serra dos Morgados de Cima (Campo Formoso) e Serra dos Morgados de Baixo (Jaguarari).

O evento foi realizado pela Cooperativa dos Cafeicultores e Produtores Agroflorestais de Serra dos Morgados, com a coordenação do professor Dr. Juracy Marques, participação de docentes pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia e da Agência UNEB de Inovação. Dentre as atividades desenvolvidas, ocorreram oficinas, rodas de conversas, apresentações culturais, encontros ecoespirituais, doações de mudas, lançamento de livros e trilhas ecológicas.

A Agência UNEB de Inovação participou no Circuito Dona Elizaria (em Serra de Jaguarari) da Mesa Temática: “Mercado e comercialização do café” e realizou as oficinas intituladas: “Marcas Coletivas e Indicadores Biogeográficos (Discussões em torno do café e do mel)” e “Introdução às marcas coletivas e Indicações Geográficas”, na qual, entre outros, foram abordados os tópicos: Signos distintivos, Marcas Coletivas e Indicação Geográfica apresentando suas diferenças, legislação vigente, assim como, valores para registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Equipe da Agência UNEB de Inovação (direita para esquerda): Paloma Bastos (Bolsista da AUI), Fernando de Queiroz (Docente da UNEB) e Suely Messeder (Coordenadora AUI)

Segundo a coordenadora da Agência UNEB de Inovação, Suely Aldir Messeder, “a ida ao Ecofestival da Serra dos Morgados significou para AUI o primeiro passo para por em andamento um dos nossos projetos estruturantes, cujo objetivo é fomentar os estudos de viabilidade, bem como incentivar as estratégias para criação de Marca Coletiva e/ou Indicação Geográfica nas comunidades situadas no arco de atuação dos Departamentos unebianos. Com isto, pretendemos nos aliar aos nossos(as) docentes, discentes e técnicos – extensionistas e pesquisadores(as) – em projetos que possam efetivamente atender a nossa gente situada em territórios baianos de identidades. Nosso intuito é promover o desenvolvimento local sustentável, criativo numa ética vinculada ao bem viver.”

Para Paloma Bastos, bolsista da AUI, “a presença da Agência UNEB de Inovação no Ecofestival foi de extrema importância para aproximar a comunidade local da universidade e, assim, poder proporcionar um espaço de diálogo para compreender as singularidades daquele ambiente e do grupo social e, com isso, auxiliá-los a melhorar o meio em que vivem. No caso específico, a Agência teve esse viés de levar o conhecimento referente aos direitos de propriedade intelectual, mais especificamente através da Oficina sobre Marcas Coletivas e Indicações Geográficas, demonstrando aos produtores de café e mel da localidade e, também, aos demais residentes, a potencialidade que há em se registrar esses ativos e a importância que eles representam. Esses são temas os quais a população de uma maneira geral desconhece, por isso a relevância de se propagar esse conhecimento junto aos produtores. Uma vez que a indicação geográfica e a marca coletiva são ativos de uso coletivo, a comunidade deve estar coesa frente à essas hipóteses e disseminar esse saber proporciona com que eles possam vislumbrar novas oportunidades para os seus produtos.”

“O I Ecofestival do Café de Serra dos Morgados reuniu pesquisadores, produtores, especialistas, associações, cooperativas com uma programação diversificada indo do científico ao conhecimento popular, passando por atrativos culinários e musicais, além da felicidade e coincidência de estar no meu Município, Jaguarari”, afirmou o professor Fernando de Queiroz , pesquisador e docente da UNEB. O docente complementou afirmando que “saímos desse evento certos do quanto uma Agência de Inovação ‘tem de ir aonde o povo está’ para cumprir uma das suas missões, voltada primordialmente ao empreendedorismo de cunho social. Aproveito para parabenizar o amigo e colega Unebiano Prof. Juracy Marques e, em nome dele, todas as pessoas que organizaram esse evento que foi um sucesso.”

Galeria: