A Universidade do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação inauguraram, na manhã do dia 04 de outubro, o Espaço Colaborar do Parque Tecnológico da Bahia.
Os Espaços COLABORAR, disponibilizados pela SECTI a partir do seu Programa de Fortalecimento de Ecossistemas de Inovação são categorias de espaços dinamizadores, tratando-se na sua essência em coworkings, que tem o objetivo de compartilhar estrutura física, mobiliário, serviços de internet, entre outros, bem como, de um endereço comercial, gerando um ambiente propício ao networking, a troca de experiências, ao compartilhamento de conhecimentos, a participação de eventos e a programas de capacitação, reunindo pessoas e projetos.
Já estão em funcionamento, na Bahia, oito Espaços Colaborar instalados nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Caetité, Cruz das Almas, Itaparica, Irecê, Jacobina e Santo Antônio de Jesus. O Espaço Colaborar do Parque Tecnológico será gerenciado pela Agência UNEB de Inovação que já é parceira da SECTI na Gestão da Áity Incubadora de Empresas.
Prof. José Gileá, coordenador da Agência UNEB de Inovação, ressalta que “esses espaços dinamizadores são ambientes de inovação que fomentam o desenvolvimento de relacionamentos, favorecem o surgimento e o amadurecimento de ideias e projetos em grupo, e beneficiam pesquisadores, estudantes, empreendedores inovadores e startups que poderão trocar experiências e utilizar dos seus recursos para criar e desenvolver negócios em um ambiente adequado para o desenvolvimento da Inovação e do Empreendedorismo na Bahia.”
Foto de capa: Paula Fróes/GOVBA em https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/12/18/parque-tecnologico-abre-editais-para-receber-novas-startups-e-empresas-residentes.ghtml