Criada pelos colegas de turma do curso de engenharia mecânica, da Universidade Federal da Bahia, Victor Cavalcanti, Lucas Correia, Henrique Lima e Vitor França dos Reis, a Logtech Infleet é uma plataforma de SaaS (software as a service) que utiliza a integração, centralização e análise de dados das principais áreas de gestão de frota como monitoramento, telemetria, abastecimento e manutenção para auxiliar o gestor tanto na perspectiva operacional quanto gerencial.
A Logtech é uma das 11 empresas incubadas na Áity Incubadora de Empresas, instaladas no Parque Tecnológico da Bahia e que recebem suporte da Agência UNEB de Inovação. Com seu modelo de negócio inovador, a startup proporciona ao gestor de frota uma tomada de decisões estratégicas mais assertivas ao fornecer todas as informações para o acompanhamento operacional da frota diariamente, em uma única plataforma, fornecendo uma visão 360°.
As empresas que utilizam os serviços da plataforma atuam nos setores de distribuição de alimentos, bebidas e coleta de resíduos.
Segundo o cofundador, Henrique Lima, o novo aporte de R$ 1,2 milhão de reais captado em rodada liberada pelo Fundo Anjo, pertencente ao Banco BNDES e administrado pela DOMO Invest, irá possibilitar um maior investimento na capacitação do time de tecnologia com enfoque em Big Data e análise de dados para gestão de frotas, ainda carente no setor, e no time de marketing.
As atividades desenvolvidas para a incubação das empresas, na Áity Incubadora, contam com a participação do SEBRAE, responsável pela realização dos cursos, mentorias e aulas especializadas para a construção de um negócio. Para Lima, “o processo de Incubação na Áity tem sido importante para a estruturação da empresa e preparação para o uso do investimento que foi recebido. Durante esse período, recebemos mentorias de diversas áreas como finanças, marketing, vendas e gestão de pessoas. Essas mentorias tem nos auxiliado bastante nos novos desafios que estamos enfrentando com o crescimento da empresa”.
A Incubadora está instalada no Tecnocentro, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI) e gerido pela Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA), de acordo com o cofundador da startup, “participar da Áity tem permitido a Infleet ampliar a rede de contatos e parceiros dentro do ecossistema local de inovação, contribuindo para o nosso posicionamento de autoridade no mercado. Esse período de mentoria e treinamento tem contribuído para a revisão dos nossos processos internos de gestão, estruturação do uso do recurso do investimento, desenvolvimento de cultura e contratação”.